5 dicas para economizar água na piscina

5 dicas para economizar água na piscina

Nos dias mais quentes de verão, poder usar a piscina em casa é uma vantagem e tanto.

Afinal, além de ser um ambiente para reunir família e amigos, a piscina doméstica ajuda a refrescar com água cristalina e purificada com cloro para piscina.

Contudo, por causa do alto volume de água das piscinas, cada vez mais aumenta a necessidade de economizar. No entanto, o motivo não é apenas a economia na conta.
Listamos 5 dicas para economizar água na piscina

A escassez desse bem natural já vem afetando a rotina de muitas pessoas, o que mostra que é preciso ter consciência e preservá-la, evitando o desperdício.

Pensando nisso, a hth® elencou 5 dicas para ajudar você a economizar água na piscina e ainda preservar o meio ambiente.
Dica 1  – Verifique a existência de vazamentos

Muitas vezes, um pequeno vazamento pode passar despercebido e acarretar no desperdício de água. Por isso, verifique periodicamente se não há vazamentos e outros pontos de fuga de água.

A cada mês, faça uma inspeção geral na piscina, averiguando possíveis rachaduras e fissuras nas paredes e no fundo do recinto. Até mesmo pequenas rachaduras nas bordas da piscina podem ocasionar vazamentos.

Com esses cuidados, além de garantir economia, você também estará garantindo a estabilidade estrutural da piscina. Cabe destacar que vazamentos constantes exigem também reposição da água constantemente.

E, por consequência, essa reposição promove aumento de custos com reabastecimento da água, aumentando igualmente os custos com energia elétrica para fazer o bombeamento. Ou seja, verificar a existência de vazamentos significa economia em dobro!
Dica 2 – Reduza a evaporação para economizar água

Sempre que a piscina não estiver sendo utilizada, é recomendado utilizar uma lona para cobrir ou capa protetora plástica ou térmica para proteger a água.

Essa medida, decerto, é capaz de reduzir em até 90% a evaporação da água, algo que ocasiona a perda de até 3 mil litros de água mensalmente.

Outro benefício do uso das capas protetoras é que elas evitam o contato da água limpa com detritos, folhas, galhos de árvores, insetos e até com o mosquito da dengue. Adicionalmente, a capa ajuda a amenizar a formação da alga verde.
Dica 3 – Ao encher a piscina, cuidado com o transbordo!

Fique sempre atento (a) ao momento de encher a piscina com água nova. Qualquer descuido pode fazer com que ocorra o transbordo, ou seja, excesso de água da piscina, que se derrama pelas bordas.

Assim, o nível indicado é de 10 a 15 centímetros abaixo do nível da margem, evitando que o transbordamento aconteça. Com essa medida simples, você evita o desperdício de água sem necessidade.
Dica 4 – Manutenção de bomba e filtros

O bom funcionamento da bomba e dos filtros garante a qualidade da água. Por isso, é importante mantê-los sempre em perfeitas condições, fazendo revisões regulares.

Esses itens, além de causarem desperdício e comprometer a qualidade da água quando não estão funcionando corretamente, também aumentam o consumo de energia.

Ou seja, mais um motivo para redobrar o cuidado. E na hora de instalar a bomba ou o filtro, solicite uma equipe técnica capacitada para fazer tal serviço. Isso garante uma instalação correta e sem riscos de ser mal dimensionada.
Dica 5 – Limpeza com cloro para piscina

Mantenha sempre a limpeza em dia por meio da filtração e mantendo a água própria para o uso. Além disso, você pode fazer a limpeza física da água, retirando as sujeiras com ajuda de uma peneira.

Ajustar a alcalinidade, o pH e o cloro sempre que necessário, além de aspirar a sujeira do fundo, também são algumas formas de manter a piscina limpa e, consequentemente, trocar menos a água.

Separamos aqui um passo a passo de limpeza de piscina:
Passo 1 – Avaliação

Utilize a hth® Fita Teste para avaliar os parâmetros da água da piscina. A vantagem é que este produto da hth® permite avaliar, simultaneamente, a alcalinidade, o pH, cloro livre e ácido cianúrico.

Veja as faixas ideais de cada parâmetro:

    Alcalinidade – de 80 a 120 ppm
    pH – 7.0 – 7.4
    Cloro Livre – de 1 a 3 ppm
    Ácido Cianúrico – até 50 ppm

Para usar a fita, mergulhe-a na água da piscina, retirando após 3 segundos. Depois, espere mais 15 segundos sem balançá-la e sem retirar o excesso de água. Com esse procedimento é possível fazer a comparação das cores da fita com as cores do rótulo, realizando os ajustes necessários.
Passo 2 – Purificação

Este passo é fundamental para eliminar bactérias e fungos causadores de doenças, tornando a piscina saudável e própria para uso.

Com a filtração em funcionamento, aplique o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance na dose recomendada no rótulo do produto. Esse tipo de cloro é indicado para piscinas domésticas, com baixo fluxo de uso.

Nas piscinas de clubes e academias, o hth® Cloro Concentrado Tradicional é o produto indicado para aplicação na água da piscina.
Passo 3 – Proteção da água

O surgimento de algas na piscina é um problema comum, que pode ocasionar doenças. Mas que é bem fácil de ser resolvido e prevenido.

Assim, utilize o hth® Previne Água Verde, um produto químico de limpeza de piscina com fórmula livre de cobre.

Por isso, ele evita a formação de manchas esverdeadas no cabelo e no revestimento. Já a prevenção da água turva é feita com o hth® Clarifica Maxfloc, que efetua a decantação de resíduos e mantém a cristalinidade da água.

Economizar água na piscina é uma forma de reduzir custos com o reabastecimento e preservar o meio ambiente.

É importante conhecer essas formas, pois também contribuem para manter a piscina sempre limpa e pronta para um mergulho.

Gostou das sugestões da hth®? Confira mais dicas em nosso blog e siga nossas páginas no Facebook e Instagram!

Related Articles

H2Q

Somos uma empresa de distribuição e representação de produtos químicos, com sede na cidade de Ananindeua/PA, atendemos os estados do Pará, Amapá e Maranhão.

Siga-nos nas redes sociais